domingo, 24 de janeiro de 2016

CONVENÇÃO DE ARBITRAGEM - PRELIMINAR DA ADVOCACIA CIVIL,TRABALHISTA E CRIMINAL – VARGAS DIGITADOR http://vargasdigitador.blogspot.com.br/



CONVENÇÃO DE ARBITRAGEM - PRELIMINAR
DA ADVOCACIA CIVIL,TRABALHISTA
E CRIMINAL – VARGAS DIGITADOR


Convenção de arbitragem

Esta preliminar decorre do fato de o objeto da ação contestada já ter sido anteriormente decidida por meio de árbitros escolhidos pelas partes na forma da Lei nº 9.307, de 23-12-96, que, dentre outras coisas, dispõe:

Art. 1º. As pessoas capazes de contratar poderão valer-se da arbitragem para
dirimir litígios relativos a direitos patrimoniais disponíveis.
.....................................................................

Art. 3º. As partes interessadas podem submeter a solução de seus litígios ao juízo arbitral mediante convenção de arbitragem, assim entendida a cláusula compromissória e o compromisso arbitral.
....................................................................

Art. 9º. O compromisso arbitral e a convenção através da qual as partes submetem o litígio à arbitragem de uma ou mais pessoas, podendo ser judicial ou extrajudicial.

§1º. O compromisso arbitral celebrar-se-á por termo nos autos, perante o juízo ou tribunal, onde tem curso a demanda.

§2º. O compromisso arbitral extrajudicial será celebrado por escrito particular, assinado por duas testemunhas, ou por instrumento público.

Assim, caso o objeto da ação a ser contestada já tiver sido decidido através de compromisso arbitral, cabe ao advogado do réu alegá-lo em preliminar, a fim de evitar que a questão, já decidida, seja objeto de novo julgamento.

MODELO

Preliminar de convenção de arbitragem

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA 3ª VARA CÍVEL
COMARCA DE .................

AÇÃO DE DIVISÃO DE TERRAS
PROCESSO Nº .................



TENÓRIO BONAVIDES, já devidamente qualificado nos autos da ação em epígrafe vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, por seu bastante procurador firmatário (doc. 1), oferecer a presente CONTESTAÇÃO, em consideração à preliminar, aos fatos, aos fundamentos jurídicos, às provas e ao pedido que se seguem:

I – PRELIMINARMENTE

Ocupa-se, a presente demanda, de ação de divisão e demarcação de terras ajuizadas por PETROLINO SOAMEDA. Ocorre, todavia, que, conforme comprova com os documentos inclusos, o objeto da referida ação já se foi decidido em convenção de arbitragem, celebrado pelo autor com o réu, na data de ......., o que, à evidência, caracteriza a preliminar de convenção de arbitragem prevista no art. 301, IX, do CPC.

Em face do exposto, e da comprovada existência anterior convenção de arbitragem, requer que nos termos do art. 301, IX do CPC, Vossa Excelência digne-se de decretar a extinção do processo, sem resolução do mérito, com a consequente condenação do autor nas custas e honorários do advogado do demandado.

II – NO MÉRITO

O FATO:
......................................

OS FUNDAMENTOS JURÍDICOS:
.......................................

AS PROVAS:
......................................

Diante do exposto, requer a Vossa Excelência o acolhimento da preliminar suscitada, para o fim de extinguir o processo sem resolução do mérito. Todavia, caso Vossa Excelência assim não entenda, o que se admite somente para argumentar, se digne em decretar a improcedência da ação, com a condenação do demandante ao pagamento das custas judiciais, honorários do advogado do demandado e demais cominações legais. Requer, ainda, a juntada da prova documental acostada, bem como a produção de outros meios de prova em direito admitidas.

E. deferimento

........................, .... de ............... de 20.. .


                                                                                  ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_________________________
                                                                                              Advogado(a) – OAB/...




    Crédito: WALDEMAR P. DA LUZ – 23. Edição

    CONCEITO – Distribuidora, Editora e Livraria

Nenhum comentário:

Postar um comentário