sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

ROUPAS, LÂMPADAS e GÁS - LEI n. 8.078/90 - CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - CUIDADOS ESSENCIAIS DOS PRODUTOS E SERVIÇOS - VARGAS DIGITADOR

ROUPAS, LÂMPADAS e GÁS
CUIDADOS ESSENCIAIS
DOS PRODUTOS E SERVIÇOS
CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
LEI n. 8.078/90 - VARGAS DIGITADOR

ROUPAS

QUE CUIDADOS O CONSUMIDOR DEVE TOMAR NA HORA DE COMPRAR UMA ROUPA.

Preste atenção na qualidade dos tecidos, das costuras e dos aviamentos. Veja se tem uma etiqueta indicando a composição das fibras (que é obrigatória por lei) e outra com instruções de lavagem. Não deixe de experimentar antes de comprar. E guarde a nota até a primeira lavagem, pois é nesse momento que a maioria dos defeitos aparecem.

COMO AGIR QUANDO, APÓS A PRIMEIRA LAVAGEM, A ROUPA DESBOTAR, ENCOLHER OU DEFORMAR.

Se o consumidor seguiu as instruções do fabricante ou vendedor quanto ao processo de lavagem e conservação da roupa, e, ainda assim, ela apresentou problemas, dirija-se à loja com a nota fiscal e exija a troca por outra mercadoria ou a devolução do dinheiro. Se a loja não tomar nenhuma providência, procure o fabricante que é responsável pela qualidade da mercadoria que produz.

SE AS ETIQUETAS DOS TECIDOS ESTIVEREM EM OUTRO IDIOMA.

Negativo. A indicação da composição dos tecidos deve estar escrita em português (etiquetas em idioma estrangeiro devem estar acompanhadas de outra em português). Quando houver misturas de fibras, devem constar na etiqueta os percentuais de mistura de cada uma, em ordem decrescente e com igual destaque (art. 31 do CDC).

E NOS TECIDOS, COMO SE FAZ ESSA VERIFICAÇÃO.

Nos tecidos, a composição deve vir na ourela (margem do tecido, em intervalos não superiores a 2 metros). Nos casos em que, por questões técnicas, isto não for possível, a indicação deve vir no início e no final da peça e ser repetida na etiqueta pendente da tala ou tabuleiro.

COMO É POSSÍVEL SABER SE UM PRODUTO É DE FATO PURO.

Só pode ser considerado puro o produto que possuir 100% de uma só fibra. Um exemplo: puro algodão tem que ter 100% da fibra de algodão.

LÂMPADAS

COMO SABER QUAL É A LÂMPADA CORRETA PARA SER USADA EM SUA CASA

Leve em consideração duas características: a potência e a voltagem. A potência, medida em Watts (W), vem indicada na embalagem e você pode escolhê-la segundo suas necessidades. A voltagem, medida em Volts (V), vem impressa no bulbo (muitas vezes encoberta pela etiqueta de preço) e precisa ser maior que a tensão da energia elétrica de sua residência. Por exemplo: uma lâmpada de 115 V ligada numa corrente de 220 V queimará imediatamente. Se a tensão de sua casa for 127 V, ela funcionará, mas durará pouco. No caso, a lâmpada deveria ser de 130 V. Por isso, antes de comprar lâmpadas, pergunte à Cia de Energia Elétrica de sua localidade, qual a tensão recebida em sua casa. Isso, geralmente, vem explicitado na conta de luz.

GÁS

A QUEM RECLAMAR SOBRE PROBLEMAS RELATIVOS A GÁS.

Se o problema for vazamento e diferença de peso, procure informar-se junto ao conselho Nacional de Petróleo (CNP). Se você suspeita de que o caminhão entregador é clandestino, anote a chapa, número da frota, nome da empresa, tabela de preços afixada e denuncie-o ao CNP. Geralmente nas cidades menores, existem pontos de abastecimento, onde o consumidor basta ligar e o entregador procede à entrega. Observe o lacre que vem junto com a etiqueta, presos no bico de ligação do click. Se houver alguma alteração no lacre, ou se o consumidor desconfiar da embalagem ou do entregador, deve ligar solicitando a troca imediata, antes do pagamento, ou, se houver resistência do provedor, fazer denúncia por 190 na delegacia local.


IMPORTANTE: As companhias de gás não mantêm qualquer tipo de fiscalização para verificar as condições dos botijões nas casas de seus clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário