sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

VEÍCULOS - LEI n. 8.078/90 - CUIDADOS ESSENCIAIS DOS PRODUTOS E SERVIÇOS - CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - VARGAS DIGITADOR

VEÍCULOS
CUIDADOS ESSENCIAIS
DOS PRODUTOS E SERVIÇOS
CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
LEI n. 8.078/90 - VARGAS DIGITADOR

VEÍCULOS

O QUE DEVE CONSTAR NA PROPOSTA DE COMPRA DE UM CARRO.

Deve constar, de um lado, o preço total, o prazo de pagamento e o valor das prestações; de outro, o número do chassis, placas e cor do veículo, pois assim evita-se que ocorra troca na hora da entrega.

A CONCESSIONÁRIA AUTORIZADA NÃO PODE CONDICIONAR A VENDA DO AUTOMÓVEL À COMPRA DE ACESSÓRIOS.

Essa forma de venda é proibida pela SUNAB e pelo Código de Defesa do Consumidor. Se a concessionária insistir, denuncie-a imediatamente.

COMO AGIR EM RELAÇÃO À CONCESSIONÁRIA QUE QUEIRA ENTREGAR UM CARRO “ZERO QUILÔMETRO” COM PONTOS DE FERRUGEM E RECUSA-SE A TROCÁ-LO POR OUTRO.

O consumidor ao constatar vícios no veículo adquirido, deve dirigir-0se ao Serviço de Atendimento ao Cliente da montadora, munido da nota fiscal, formulando uma reclamação e aguardando o prazo de 30 dias para que os defeitos sejam sanados. Não sendo sanados os defeitos, pode o consumidor exigir alternativamente e à sua escolha, a troca do veículo, ou a restituição do valor pago monetariamente ou o abatimento proporcional no preço. (art. 18, § 1º, incisos I, III e IV do CDC).

QUAIS TIPOS DE DEFEITOS SÃO COBERTOS PELA GARANTIA.

A garantia cobre os defeitos de peças e serviços (como montagem e regulagem), com exceção de rádio, pneus e vidros, que são garantidos por seus próprios fabricantes, e peças que se desgastam com o uso (embreagem, disco de freio, velas, lâmpadas, etc.). além disso, as montadoras estão oferecendo garantias contra ferrugem na lataria. É importante lembrar que a mão-de-obra para consertar defeito coberto pela garantia é gratuita.

O QUE SE DEVE PAGAR AO FAZER REVISÃO ESTIPULADA PELA GARANTIA.

Paga-se apenas pela troca de peças (velas, platinado, pastilhas de freio etc.), pela troca de óleo (freio, motor e câmbio) e pela mão-de-obra desses serviços.

AO COMPRAR UM VEÍCULO “ZERO QUILÔMETRO” COM DEFEITO, O CONSUMIDOR PODE EXIGIR A TROCA DE PEÇAS (MOTOR, PORTA ETC.) OU É OBRIGADO A ACEITAR UM REPARO.

Depende. Se a peça é da lataria e o defeito é irreparável, ela deverá ser substituída. Se o defeito é reparável, será sanado nos mesmos padrões da linha de montagem. No caso de componentes mecânicos, só serão substituídos os que apresentarem defeito.

EM QUE CONDIÇÕES A GARANTIA É SUSPENSA.

Ocorre perda de garantia nos seguintes casos:

·       Quando se constata mau uso do veículo;
·       Quando estranhos fizerem reparos;
·       Quando, sem autorização prévia da montadora, introduzirem-se alterações que modifiquem as características básicas do veículo;
·       Quando o plano de revisões periódicas não for cumprido.

QUAIS CUIDADOS DEVE-SE TER NA COMPORÁ DE UM CARRO USADO.

O mais conveniente é ter no veículo examinado detalhadamente por um mecânico de confiança ou por alguém que tenha experiência na compra de carros usados. Além disso, verifique:

·       O documento de propriedade (DUT);
·       O licenciamento e o IPVA;
·       Se o vendedor tem procuração para agenciar o negócio.

Não confie em garantias verbais, exija-as por escrito. Paca também o recibo de pagamento e o documento de transferência de propriedade, devidamente assinados.

O QUE FAZER SE VOCÊ DESCOBRIR MAIS TARDE UM DEFEITO QUE FOI DISFARÇADO NA HORA DA COMPRA.

Se houver qualquer artifício com o objetivo de ocultar defeito ou falha (uso de massa plástica, por exemplo), trata-se de fraude no comércio. Dê queixa na Delegacia de Polícia e procure um advogado, que entrará com ação judicial.

A QUEM CABE FAZER TRANSFERÊNCIA DE PROPRIEDADE DO VEÍCULO.

O próprio comprador deve solicitar a transferência, que deve ser feita dentro de 30 dias. Se o comprador não tomar essa providência, o vendedor terá de comunicar o fato ao órgão de trânsito (DETRAN ou CIRETRAN).

COMO SABER SE UM VEÍCULO À VENDA NÃO É ROUBADO.

Consulte a repartição de trânsito. Ela deverá lhe fornecer essa informação.

QUAL O MELHOR PROCEDIMENTO PARA COMPRAR PEÇAS DE REPOSIÇÃO.


Procure comprá-las tem locais conhecidos ou tradicionais do mercado. Examine bem a embalagem recusando-a se estiver adulterada, suja de graxa ou rasgada. Exija nota fiscal, documento necessário para fazer reclamações. Se você descobrir que a peça nova que comprou é, na verdade, uma peça recondicionada, apresente queixa na Delegacia de Polícia, pois, trata-se de prática ilícita.

QUAIS SÃO AS GARANTIAS DE UMA PEÇA DE REPOSIÇÃO.

As peças de reposição vendidas no balcão possuem garantia. O consumidor deve munir-se da nota fiscal para exigir a troca. A peça trocada por revendedores autorizados tem garantia semelhante a do veículo.

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