Código Civil
Comentado – Preliminares - Art. 427, 428, 429
- Da
Formação dos contratos – VARGAS, Paulo S. R.
vargasdigitador.blogspot.com –
digitadorvargas@outlook.com
Parte
Especial - Livro I – Do Direito das Obrigações
Título V
– Dos Contratos em Geral - Capítulo I – Disposições
Gerais -
Seção II – Da Formação dos Contratos (art. 427 a 435)
Art. 427. A proposta de contrato obriga o proponente, se o contrário não resultar dos termos dela, da natureza do negócio, ou das circunstâncias do caso.
Na apreciação de Nelson Rosenvald, comentários ao CC art. 427, p. 489-490, Código Civil Comentado: “Pelo princípio do consensualismo - salvo nos contratos que exigem a forma como substância do ato -, o acordo de duas ou mais vontades é bastante para o aperfeiçoamento do negócio jurídico bilateral. O consentimento é pressuposto de existência do negócio, na medida em que sem ele não há o suporte fático para que o ato ingresse no mundo jurídico.
Quando aludimos a duas vontades, falamos de duas partes e não de duas pessoas. Parte e pessoa não se confundem, pois a parte, como “centro de interesses”, pode se compor de várias pessoas. Por isso, a formação do contrato requer a participação de vontades lastreadas em posições econômicas antagônicas, objetivando uma composição de interesses, funcionalizada a uma colaboração intersubjetiva com respeito à boa-fé objetiva e à função social do negócio jurídico. Não é conveniente falar em polos opostos, mas em uma aproximação de parceiros para a realização da finalidade comum do adimplemento da obrigação.
Note-se que nem todos os contratos são formados de maneira instantânea, mediante simples convergência de oferta e aceitação. Existem os contratos de formação progressiva, como os contratos reais. Neles, a tradição da coisa é requisito para o aperfeiçoamento do negócio jurídico e não a sua fase de execução. Assim, em um contrato de penhor ou de comodato, a manifestação de vontade é insuficiente, pois é reclamada a entrega do bem móvel ou imóvel para que possa o negócio se formar.
A oferta, ou policitação, é a declaração receptícia de vontade pela qual alguém (policitante) efetivamente dirige a vontade a outrem (aceitante), pretendendo celebrar um contrato. É um equívoco entender oferta e aceitação como dois negócios unilaterais sucessivos, pois nenhuma das partes declara o efeito apenas por si desejado, mas espera o acordo da outra. O proponente deseja a aceitação, enquanto o aceitante se manifesta nos limites da anterior oferta.
Para ser considerada como tal, a oferta será qualificada pela firmeza, precisão e completude, consubstanciando todos os elementos do contrato que será celebrado. A proposta é uma manifestação de vontade com carga de definitividade. Caso contrário, tratar-se-á de mero convite para a apresentação de uma proposta, ou o início das tratativas (negociações preliminares), sem efeito vinculante, pois o declarante deseja apenas sondar parceiros e iniciar um futuro contrato. Exemplificando, uma proposta de compra e venda que omita menção ao preço não gera contrato em caso de aceitação por parte do oblato, em razão da falta de indicação do valor, um dos elementos essenciais do referido negócio jurídico (art. 481 do CC). É vedado ao juiz fixar o quantum diante de sua indeterminação pelo proponente.
Aliás, as negociações preliminares indicam um período de intenso debate entre pessoas que mais à frente se decidirão ou não pela realização do contrato. Mesmo a efetivação de uma minuta ou carta de intenções não gera vinculação. Ao comentarmos o art. 422, vimos que eventualmente a lesão à boa-fé objetiva na fase das tratativas justificará a responsabilidade civil pré-contratual, pela ofensa aos deveres anexos ou laterais que irrompem do contato social, por parte daquele que atrai a confiança do negociante e injustificadamente rompe as conversações, causando-lhe prejuízos. Não se trata ainda de responsabilidade contratual, pois o recesso se deu antes da convergência entre oferta e aceitação.
Há uma relevante incongruência na letra do artigo em comento. A proposta de contrato não obriga o proponente, pois o termo obrigação se refere a uma relação jurídica em que alguém se vincula perante outrem no cumprimento de uma prestação de dar, fazer ou não fazer.
Ou seja, o fato de o proponente efetuar a proposta não implica obrigatoriedade de contratar em definitivo. Isso só ocorrerá após a aceitação. Em verdade, visando à proteção da segurança das relações negociais, o legislador diz que o proponente se encontra em situação de sujeição, posto que executará precisamente os termos da proposta caso o oblato exerça o direito potestativo da aceitação, submetendo aquele à concretização do conteúdo integral da proposta.
A “irrevogabilidade” da proposta não possui caráter absoluto, sob pena de se confundir com o próprio contrato. Portanto, perde a obrigatoriedade por duas razões: quando resulte de seus termos ou da própria natureza do negócio e das circunstâncias do caso. Na primeira hipótese, incluem-se os casos em que o ofertante declara a alguém o desejo de futuramente lhe locar determinado imóvel - inclusive com manifestação quanto ao valor. Trata-se de mera intenção, que não se confunde com a imediata vontade de contratar. Da mesma forma, não obriga a proposta que embute a previsão de facultatividade de vinculação pelo ofertante em caso de aceitação, como nas declarações “salvo confirmação” ou “sem compromisso”. Assim, só a aceitação posterior do proponente determinará a conclusão do contrato, pois em princípio apenas deseja conhecer melhor as intenções do declaratário.
Apesar da omissão do Código, temos que a morte ou a superveniente interdição do proponente não revogam a proposta. A declaração de vontade se assemelha à norma, uma vez que inicialmente é subjetivada na pessoa de seu autor, mas, emitida a manifestação, adquire autonomia e se desprende da pessoa do ofertante, passando a circular no mundo jurídico. Se houve a responsabilidade do emitente ao emanar a vontade e a confiança do aceitante em sua seriedade, a boa-fé objetiva exige que os herdeiros e o representante do policitante assumam a declaração de vontade, exceto em se tratando de negócios jurídicos que envolvam obrigações personalíssimas”. (Nelson Rosenvald, comentários ao CC art. 427, p. 489-490, Código Civil Comentado, Doutrina e Jurisprudência, Lei n. 10.406 de 10.01.2002, Coord. Ministro Cezar Peluzo Código Civil Comentado Cópia pdf, vários Autores: contém o Código Civil de 1916 - 4ª ed. Verificada e atual. - Barueri, SP, ed. Manole, 2010. Acessado em 15/06/2022, corrigido e aplicadas as devidas atualizações. Nota VD).
Formação dos Contratos. Este é o tópico 1, Capítulo IV, no Livro dos autores: Sebastião de Assis Neto, Marcelo de Jesus e Maria Izabel Melo, em Manual de Direito Civil, Volume Único, Item I. Noções Introdutórias., p. 993, Comentários ao CC, art. 426 e 427:
A formação dos contratos é tema de bastante interesse, tanto na teoria como na prática, pois a partir da constatação de que a manifestação da vontade das partes se aperfeiçoou, após períodos prévios de negociação, é que se entende gerada, em tese, a obrigação contratual. Além disso, ainda que não se forme definitivamente o contrato, pode-se ter por gerada obrigação, a qual, no entanto, não será contratual, mas sim pré-contratual.
Com efeito, sem a efetiva formação do vínculo contratual, não há falar-se em criação de deveres contratuais, muito embora, tendo em vista a aplicação do princípio da boa-fé, possa ser caracterizada, ao menos, uma responsabilidade pela causação de danos em fase anterior à efetivação do pacto, seja em função de meras negociações preliminares, ou mesmo em sede de contrato preliminar.
Costuma-se, em respeito a essa constatação, dividir a formação dos contratos, portanto, em três fases distintas, as quais podem estar todas, presentes em alguns casos, mas apenas algumas em outras hipóteses:
Fase de Pontuação |
Fase de
Policitação |
Fase
de Contrato Preliminar |
Ou de negociações preliminares, na qual as partes
simplesmente realizam o primeiro contato e discutem acerca do objeto da
futura proposta de contrato e suas condições. |
Ou oblação, em que uma das partes realiza uma proposta
submetida à aceitação ou recusa da outra. |
Que é o pacto pelo qual se estabelece a obrigação de
celebração de um contrato definitivo. |
No tópico 2. Fase de Puntuação (Negociações preliminares) – Ceve ser observado que, antes da formação do contrato, através da aceitação da proposta, em virtude do conteúdo do art. 427 do Código civil, não se fala em obrigação, já que o dispositivo citado reza que “a proposta de contrato obriga o proponente, se o contrário não resultar dos termos dela, da natureza do negócio, ou das circunstâncias do caso”.
Vale dizer: a proposta obriga o proponente, não havendo proposta, não há obrigação.
Não obstante, é inafastável a conclusão, retirada da boa-fé objetiva, de que, numa fase de negociações preliminares ou tratativas (ou fase de puntuação), pode ocorrer, não raro, que se crie justa expectativa, na pessoa de um dos agentes, de futura formação do vínculo contratual através da proposta.
Faça-se figurar o caso em que, diante dos termos utilizados por alguém que convida outrem para uma entrevista de emprego, chega-se a dizer: “a vaga é praticamente sua! Basta preencher os requisitos”. No momento da entrevista, no entanto, tendo o pretenso candidato à vaga sofrido despesas com a sua locomoção até o local (imagine-se que seja uma cidade a milhares de quilômetros da sua), aquele que lhe havia criado a justa expectativa reflui e deixa de formular a proposta formal de contrato.
Evidentemente, tem-se, aí, a geração de prejuízos em mera fase de negociações preliminares. Se nessa etapa não se pode criar a obrigação principal – porque não manifestada a vontade nesse sentido, através de proposta ou oblação - deve ser reconhecido, pelo menos, o dever secundário de indenizar eventuais danos que se tenham causado com a criação de justa expectativa (surrectio) de iminente possibilidade de contratação, sob pena de violação dos deveres anexos de informação, lealdade e confiança recíproca, decorrentes da boa-fé objetiva, a qual, malgrado o texto do art. 422 deste Código (que urge ser modificado) deve ser aplicada não só na fase de execução do contrato, mas também nas etapas pré e pós-contratual, consoante ressai dos Enunciados 25 da I Jornada e 170 da III Jornada de Direito Civil do CJF:
Enunciado
25 |
Enunciado
170 |
“O art. 422 do Código Civil não inviabiliza a aplicação
pelo julgador do princípio da boa-fé contratual e pós-contratual”. |
“A boa-fé objetiva deve ser observada pelas partes na
fase de negociações preliminares e após a exceção do contrato, quanto tal
exigência decorrer da natureza do contrato”. |
(Sebastião de Assis Neto, Marcelo de Jesus e Maria Izabel Melo, em Manual de Direito Civil, Volume Único, Capítulo IV – Formação dos Contratos. Item I. Noções Introdutórias Item 2. Fase de Puntuação (Negociações preliminares), p. 993-995, Comentários ao CC, art. 427. Ed. JuspodiVm, 6ª ed., consultado em 15/06/2022, corrigido e aplicadas as devidas atualizações VD).
Ora, segundo o parecer de Marco Túlio de Carvalho Rocha, apud Direito.com, nos comentários ao CC, art. 427, acessado em 15/06/2022: Em regra, o mero acordo de vontades faz o contrato (consensus facite contractus).
As declarações são unilaterais. A declaração do ofertante, proponente ou policitante denomina-se oferta, proposta, publicitação, oblação ou policitação. Deve conter todos os elementos essenciais do negócio proposto. Pode se dar por meio de proposta de contrato ou de oferta ao público. A proposta séria obriga o proponente, mas admite retratação enquanto não for aceita pelo oblato (art. 428. IV, do Código Civil). O proponente responde pelos prejuízos causados.
Antes de o Código de Defesa do consumidor entrar em vigor somente a proposta de contrato vinculava (art. 1.080 do Código Civil de 1916). A informação e a publicidade não vinculavam. O art. 429 do Código civil de 2002 estendeu às relações comuns o caráter vinculante que o art. 30 do Código de Defesa do Consumidor estabeleceu para a publicidade e a informação nas relações de consumo.
Para obrigar, a vontade tem de ser séria. Exemplos de declarações não sérias as feitas por brincadeira (jocandi causa), com reserva mental conhecida do destinatário (art. 110 do Código Civil), com caráter puramente potestativo (“se eu quiser”), por mera cortesia e as incompletas. (Marco Túlio de Carvalho Rocha, apud Direito.com, nos comentários ao CC, art. 427, acessado em 15/06/2022, corrigido e aplicadas as devidas atualizações VD).
Art. 428. Deixa de ser obrigatória a proposta:
I - se, feita sem prazo a pessoa presente, não foi imediatamente aceita. Considera-se também presente a pessoa que contrata por telefone ou por meio de comunicação semelhante;
II - se, feita sem prazo a pessoa ausente, tiver decorrido tempo suficiente para chegar a resposta ao conhecimento do proponente;
III - se, feita a pessoa ausente, não tiver sido expedida a resposta dentro do prazo dado;
IV - se, antes dela, ou simultaneamente, chegar ao conhecimento da outra parte a retratação do proponente.
Na apreciação de Nelson Rosenvald, comentários ao CC art. 428, p. 490-491, Código Civil Comentado: As exceções ao princípio da irrevogabilidade da proposta constam dos incisos I a IV do presente dispositivo. Aliás, são tantas as exceções, que podemos mesmo indagar se a irrevogabilidade é verdadeiramente a regra. Para facilitar a compreensão, cabe diferenciar entre a proposta à pessoa presente e aquela à pessoa ausente, bem como a oferta feita com ou sem prazo.
A proposta à pessoa presente é aquela em que existem plenas condições de imediata resposta pelo aceitante. Dispensa-se, todavia, a presença física das partes, basta a interlocução.
Quando o inciso I dispõe sobre “meio de comunicação semelhante” ao telefone, exprime a presença na aceitação pela internet e outros meios de comunicação em tempo real.
A pessoa ausente é aquela que não possui meios para responder prontamente ao ofertante, como nas hipóteses da emissão da proposta por telegrama ou fax. Nesse caso, o contrato se aperfeiçoa com a expedição da aceitação pelo oblato, sendo insuficiente a mera recepção da proposta pelo ausente para a conclusão do contrato. A expedição da aceitação apenas não bastará quando o policitante se comprometer a aperfeiçoar o contrato com a recepção da resposta.
A oferta com prazo estipulado pelo policitante cria para o destinatário a legítima expectativa de que a sua aceitação naquele termo vinculará as partes. Daí que a irrevogabilidade da oferta acompanhada de prazo de aceitação é uma consequência do princípio da confiança e da necessidade de seriedade e segurança no tráfego jurídico. Aliás, a retirada da oferta antes de expirado o prazo conduz à obrigação de reparação de danos em favor daquele que assumiu despesas por acreditar na conclusão do contrato. A retratação é indenizável, independentemente da cogitação de culpa do proponente.
Pois bem, tratando-se de oferta entre presentes, cai a obrigatoriedade em não havendo imediata aceitação. Excepciona-se a proposta elaborada com a concessão de prazo determinado, a fim de que o aceitante possa conhecer melhor os seus termos. Em sede de internet, qualquer aceitação poderá se realizar enquanto a oferta se mantiver no servidor, pois quando subtraída do site já não será acessível ao público e não mais subsistirá.
Quando o contrato que obriga imediatamente o aceitante é uma relação de consumo, devemos sempre recordar o prazo de reflexão a que alude o art. 49 da Lei n. 8.078/90. O mesmo se aplica aos contratos eletrônicos a distância (contados da data em que o consumidor enviou a aceitação ao fornecedor). O consumidor que adquire produtos ou serviços fora do estabelecimento do fornecedor é muitas vezes sugestionado por pressão psicológica. Daí o direito potestativo de, no prazo decadencial de sete dias, resilir unilateralmente o contrato mediante denúncia (art. 473 do CC).
Já na proposta sem prazo endereçada a pessoa ausente (inciso II), ela deixa de ser obrigatória quando decorre tempo suficiente para que a resposta alcance a pessoa do proponente. Há um limite razoável de tempo, aferível pelas circunstâncias, em que a resposta do aceitante deva chegar ao conhecimento do policitante, sob pena de perda da eficácia do ato de aceitação. O razoável seria uma espécie de termo moral ou prazo tácito, que será aferido na linha da equidade.
Consoante o inciso III, nas hipóteses de
estipulação de prazo fatal para a aceitação, a única possibilidade de quebra de
obrigatoriedade da proposta resultará da não expedição da resposta (aceitação)
no prazo dado pelo ofertante. Inegavelmente, será ainda caso de considerar a
retratação aquele em que o arrependimento do proponente alcançar o destinatário
antes mesmo que este tenha ciência da proposta (inciso IV). Basta supor a
retratação por via de carta com Sedex daquele que enviou proposta por carta
ordinária. A retratação será ineficaz caso chegue posteriormente à proposta.
(Nelson Rosenvald, comentários ao CC art. 428, p. 490-491, Código Civil Comentado,
Doutrina e Jurisprudência, Lei n. 10.406 de 10.01.2002, Coord. Ministro Cezar
Peluzo Código Civil Comentado Cópia pdf, vários Autores: contém o Código Civil de 1916 - 4ª ed. Verificada e atual.
- Barueri, SP, ed. Manole, 2010.
Acessado em 15/06/2022,
corrigido e aplicadas as devidas atualizações. Nota VD).
Com praticidade e
leveza o relator Ricardo Fiuza comenta o dispositivo 428 em sua doutrina: O dispositivo enumera as causas
excludentes da obrigatoriedade da proposta, considerando determinadas
circunstâncias em que essa se operou, com ou sem prazo. Nas propostas sem
prazo, entre presentes, a não-aceitação imediata conduz à não-obrigatoriedade
da oferta, desobrigando o proponente. Entre ausentes, o elemento de desoneração
situa-se no tempo hábil para que a proposta seja recebida pelo oblato, por ele
respondida e recepcionada pelo proponente. A suficiência do tempo é
juridicamente indeterminada para ser apurada a imediatidade da aceitação. Nas
propostas com prazo, cessa a obrigatoriedade findo o prazo assinado. Entre
ausentes, tem-se atendido o prazo, quando a resposta é expedida dentro do
período de tempo fixado.
Outra circunstância impeditiva da
obrigatoriedade ocorre quando a convergência volitiva não é alcançada por
retratação oportuna do proponente, ou seja, quando a proposta é desfeita a
tempo, implicando o arrependimento daquele a inexistência jurídica da oferta. (Direito Civil - doutrina, Ricardo Fiuza
– Art. 428, p. 231, apud Maria Helena Diniz Código Civil Comentado já impresso pdf. Vários Autores 16ª ed., São Paulo,
Saraiva, 2.012, pdf, Microsoft Word. Acessado
em 15/06/2022, corrigido e aplicadas as devidas atualizações. Nota VD).
Segundo a redação de
Marco Túlio de Carvalho
Rocha, apud Direito.com, nos comentários ao CC, art. 428, o dispositivo
estabelece as condições em que a proposta perde a força obrigatória para o
proponente. Pessoa presente é a que está em relação direta com o proponente, em
condições de dar-lhe resposta imediata. Por isso, considera-se presente, para
efeito de aplicação do dispositivo, aquele com quem se comunica por telefone ou
por meio de comunicação semelhante, i.é, comunicação que permita respostas
imediatas. Pessoa ausente, no sentido empregado neste artigo, é, inversamente,
a pessoa com quem não se está em comunicação direta.
O ambiente eletrônico virtual permite as
duas situações. Comunicações por meio de chats, p. ex., equivalem a
comunicações com pessoas presentes, comunicações por e mail são comunicações
com a pessoa ausente. Certos programas podem estabelecer comunicação entre
presentes ou ausentes, como o Whatsapp, a depender de o destinatário ter podido
dar resposta imediata ou não.
O inciso IV cuida da revogação
voluntária da proposta. A doutrina reconhece, ao lado desta, a revogação
involuntária, que ocorre quando o pocitante torna-se incapaz ou morre antes da
aceitação e de tais fatos tenha tomado conhecimento o aceitante antes da
aceitação. Em tais circunstâncias não há que se falar em responsabilidade por
prejuízos decorrentes da revogação involuntária, por absoluta ausência de culpa
por parte do policitante, apesar da opinião contrária de Darcy Bessone (Do
Contrato. Rio de Janeiro: Forense, p. 169).
Se a morte ou a incapacidade do policitante
não forem de conhecimento do aceitante no momento da aceitação, o contrato se
aperfeiçoa com esta, obrigando o incapaz ou seus sucessores a cumpri-lo, se
possível (Caio Mário. Instituições..., V. III, p. 44, Gonçalves, Carlos
Roberto. Direito Civil Brasileiro, v. 3. P. 75; Farias, Cristiano C. de;
Rosenvald, Nelson. Direito dos contratos, p. 72).
Se o policitante falir antes da
aceitação, a proposta permanece válida e eficaz, mas pode ser revogada se
prejudicar a massa ou gerar a anulabilidade do contrato por erro se o oblato a
aceitar por desconhecer a falência. (Marco Túlio de Carvalho Rocha, apud
Direito.com, nos comentários ao CC, art. 428, acessado em 15/06/2022,
corrigido e aplicadas as devidas atualizações VD).
Art. 429. A oferta ao público equivale a proposta
quando encerra os requisitos essenciais ao contrato, salvo se o contrário
resultar das circunstâncias ou dos usos.
Parágrafo único. Pode revogar-se a oferta pela mesma via
de sua divulgação, desde que ressalvada esta faculdade na oferta realizada.
Nas disposições de Nelson Rosenvald, comentários ao CC
art. 429, p. 492-493, Código
Civil Comentado: “A
proposta é a declaração de vontade dirigida a alguém com quem se quer
contratar. A proposta ad incertam personam é a oferta ao público, que
não perde a natureza de declaração receptícia de vontade, pelo fato de o oblato
não poder ser identificado. A indeterminação será transitória, pois a formação
do contrato demanda a determinação do aceitante. Portanto, a oferta não é
propriamente realizada para uma coletividade, mas a cada um do público.
Assim, o Código Civil opera a distinção
entre os termos proposta e oferta. Aquela dirigida a um destinatário
determinado; esta, ao público em geral.
A oferta somente assume ares de
defínitividade quando consubstancia os requisitos essenciais do contrato. Caso
contrário, será considerada uma recomendação para que sejam encaminhadas
propostas ao anunciante.
O sistema de oferta ao público adotado
pelo Código Civil é diverso daquele concebido para o Código de Defesa do
Consumidor, no qual a oferta pública é irrevogável. Já nas relações privadas, o
dispositivo e seu parágrafo único excepcionam a obrigatoriedade quando resultar
das circunstâncias ou dos usos, além da possibilidade de o próprio policitante
revogar a oferta, quando tal ressalva for expressa na proposta ao público.
Na formação das relações contratuais de
consumo é necessário corrigir previamente as profundas desigualdades materiais
entre as partes, para que aquele que é submetido por pressões e métodos
publicitários à efetivação do contrato alcance uma real autonomia da vontade.
Essa vontade racional e ponderada só será alcançada se o conteúdo dos contratos
não mais se reduzir às imposições subjetivas do fornecedor, atendendo
objetivamente aos ditames da boa-fé objetiva e aos deveres anexos dela
decorrentes.
Sendo a formação do contrato de consumo
guiada pelo princípio da transparência (art. 4º do CDC), o equilíbrio entre os
contratantes resultará principalmente da diversa noção de oferta preconizada
pelo art. 30 da Lei Consumeirista. Não apenas toda informação constitui uma
oferta vinculativa ao fornecedor, como o fornecedor sempre será qualificado
como proponente, pois todas as suas manifestações serão presumidas como
ofertas, cabendo a aceitação ao consumidor. Essa orientação acautela a correção
e a lisura em tais relações, preservando as legítimas expectativas do
contratante mais frágil.
Na medida em que a nova norma civil não
alterou o regramento das relações especiais de consumo sobre a oferta ao
público (arts. 29 a 38 da Lei n. 8.078/90), temos que as ofertas direcionadas a
consumidores serão regidas pelo Código de Defesa do Consumidor, enquanto
aquelas formuladas para comerciantes - atacadistas - serão disciplinadas pelo
Código Civil. Será tarefa árdua identificar hipóteses de ofertas ao público
desvinculadas de relações de consumo cm contratos de adesão. Poder-se-ia
cogitar de uma oferta efetuada por um empreendedor imobiliário para aqueles
comerciantes que desejam adquirir lojas em um novo shopping center.
Mas, para além dos contratos de adesão,
a oferta ao público é visualizada em contratos de licitação, sobretudo em
concorrências abertas pelo poder público, e em concursos para a escolha de
empregados e a seleção de projetos.
Ao tratar da oferta ao público, o Código
de Defesa do Consumidor é mais rigoroso que o sistema privado, pois o art. 35
da Lei n. 8.078/90 permite ao consumidor, em caso de recusa de fornecedor ao
cumprimento, a possibilidade de demandar a tutela específica da obrigação nos
termos da oferta, da apresentação ou da publicidade. Trata-se do princípio da
suficiência, que a priori não se aplicaria ao Código Civil, para o qual se
reservaria a indenização por perdas e danos quando o ofertante desonrasse a
proposta ao público. Porém, a nosso viso, aplica-se imediatamente às normas
civis a execução específica das obrigações de dar e fazer (arts. 461 e 461-A do
CPC/1973, com correspondência no CPC/2015, nos artigos 497, caput e
Parágrafo único, 499, 500, 537, 536, 537, 498, caput e Parágrafo único e 538
nesta ordem, nota VG), possibilitando ao aceitante a efetivação do direito
subjetivo ao resultado útil do contrato.
A oferta ao público adquire vulto
descomunal na sociedade tecnológica, em que a internet e os meios eletrônicos e
de telecomunicação massiva facilitam a contratação a distância. O comércio
eletrônico é praticado de forma absolutamente despersonalizada, por e-mail,
on-line e por outros veículos virtuais. A confiança do contratante é atraída e
os contratos surgem pela via da adesão da vontade nas compras de produtos e
prestações de serviços. Qualquer espécie de contrato que não exija solenidade
especial pode ser realizada pelas modernas vias “desmaterializadas”.
Haverá a necessidade de conceder
superior proteção aos consumidores, em razão de sua especial vulnerabilidade
técnica no trato dos mecanismos eletrônicos e no grande poder de sugestão das
imagens e informações, muitas vezes falhas e distorcidas, empregadas por
fornecedores em publicidades alocadas pelas ofertas públicas em sites, links e
e-mails.
A proposta dos fornecedores
consubstancia todos os elementos da oferta de consumo, sendo aplicável ao
comércio eletrônico a vinculação assinalada no art. 30 do Código de Defesa do
Consumidor, sobretudo por se referir à expressão “qualquer forma ou meio de
comunicação”. Assim, deverá o fornecedor, pela internet, concluir o contrato
após a oferta, não podendo revogá-la após a sua publicação. Aliás, diante da
ausência de regulamentação específica da matéria, apenas se exclui da
abrangência do Código de Defesa do Consumidor a discussão acerca de
autenticação dos documentos eletrônicos e as garantias quanto à utilização dos
dados. (Nelson Rosenvald, comentários ao CC art. 429, p. 492-493, Código Civil Comentado,
Doutrina e Jurisprudência, Lei n. 10.406 de 10.01.2002, Coord. Ministro Cezar
Peluzo Código Civil Comentado Cópia pdf, vários Autores: contém o Código Civil de 1916 - 4ª ed. Verificada e atual.
- Barueri, SP, ed. Manole, 2010.
Acessado em 15/06/2022,
corrigido e aplicadas as devidas atualizações. Nota VD).
Coletado em Direito
Civil - doutrina, Ricardo
Fiuza – Art. 429, p. 232, apud Maria Helena Diniz Código Civil Comentado: O CC-2002, reconhece a
relevância jurídica da oferta ao público ou oferta ad incertam personarn
para os efeitos da formação do contrato, tendo em conta a moderna sociedade de
consumo e, no particular, o impacto das técnicas de comunicação mercadológica.
Entretanto, ao estabelecer a equivalência, não avançou, satisfatoriamente, ao
alcance do tratamento dado pelo Código de Defesa do Consumidor (Art. 30), por
exigir os requisitos essenciais ao contrato, inerentes à oferta clássica, ou
seja, a oferta somente equivale à proposta quando o seu conteúdo oferece os
elementos essenciais à contratação, de modo a criar o vínculo obrigacional.
O dispositivo não adota o princípio da
suficiência precisa da informação consagrado pelo CDC. Por este princípio, a
oferta de massa toma-se vinculante, obrigando o proponente, quando
suficientemente precisa a informação ou a publicidade, a tornar eficiente a
realidade negocial. Nesse sentido, como afirma Cláudia Lima Marques, (Cláudia
Lima Marques, Contratos no Código de Defesa do Consumidor, 3. ed., São Paulo,
Revista dos Tribunais, 1999, (p. 304-18),
a publicidade, nos termos do art. 30 do Código de Defesa do Consumidor,
constitui fonte de obrigação para o fornecedor, “com os mesmos efeitos
jurídicos de uma oferta, integrando o contrato futuro”. Desse modo, pondera que
os elementos oferecidos pela publicidade informativa “obrigam e vinculam desde
sua veiculação”.
Na visão do ilustre Relator, o
dispositivo não mais se ajusta à realidade social, diante do fenômeno das técnicas
persuasivas da Oferta pública, impondo-se, daí, a compatibilidade do
dispositivo com o moderno posicionamento doutrinário e jurisprudencial, no
trato da questão. afastando-se a formulação tradicional da oferta. (Direito Civil - doutrina, Ricardo Fiuza
– Art. 429, p. 232, apud Maria Helena Diniz Código Civil Comentado já impresso pdf. Vários Autores 16ª ed., São Paulo,
Saraiva, 2.012, pdf, Microsoft Word. Acessado
em 15/06/2022, corrigido e aplicadas as devidas atualizações. Nota VD).
Na consideração de Marco Túlio de
Carvalho Rocha, apud Direito.com, nos comentários ao CC, art. 429,
oferta ao público ou a pessoa indeterminada é a feita por meio de anúncios
circulares, catálogos, aparelhos automáticos, exposição em vitrines, entre
outros. Ela obriga o proponente, se for suficientemente precisa (cf. arts. 30 a
35 do Código de Defesa do Consumidor):
A simples abertura de casa comercial
representa oferta ao público, porque é vedado discriminar consumidores (art.
39, incisos II e IX, do Código de Defesa do Consumidor). Excluem-se os
profissionais liberais, pela pessoalidade da prestação. Essa a consideração de:
(Marco Túlio de Carvalho Rocha, apud Direito.com, nos comentários ao CC,
art. 429, acessado em 15/06/2022, dando uma falsa impressão de ter parado no
tempo, sem levar as novidades internacionais do Direito via estruturas on
line, trazidas pelos e-books e ofertas IA – Inteligência Artificial em geral;
corrigido e aplicadas as devidas atualizações VD).
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